
É muito comum nos sentirmos estagnados quando trabalhamos muito tempo numa organização, com a sensação de ter a mente limitada e aprendendo menos do que entendemos como necessário.
Por consequência, o profissional perde visão de mercado, até mesmo se sentindo incapaz de ir para um novo desafio na carreira, permanecendo em zona de conforto que o deixa preso sem perspectiva. A pior coisa que pode acontecer a um profissional é se "atolar" no comodismo, pois o impede de ter ideias e insights que travam as possibilidades de novos caminhos que permitem a libertação profissional.
No entanto, através de um processo bem estruturado de coaching, o impacto avassalador na mente do profissional, o tira do estado de comodismo e desperta a capacidade criativa, tornando-o uma peça inovadora dentro da empresa, abrindo portas e janelas para oportunidades em sua carreira.
Assim, uma organização inova se tiver pessoas inovadoras. As pessoas criam, repensam seus produtos, processos e negócios e, com as ferramentas necessárias, conhecimento técnico, experiência, capacidade de inferência, avaliação de cenários, interação e integração com outras pessoas e outros departamentos, alteram o estado atual da organização.
Se uma empresa quer inovar deve definir funções às pessoas da corporação e deixá-las interagir para criar os próprios processos. As funções são as seguintes:
1. Ativadores: Pessoas responsáveis por iniciar o processo de inovação, sem se preocupar com estágios ou fases
2. Buscadores: São os especialistas em busca de informações. Não têm a missão de produzir nada novo, mas de fornecer informações para o grupo
3.Criadores: Responsáveis por produzir ideias para o restante do grupo (conceber novos conceitos e possibilidades e procurar novas soluções em qualquer ponto do processo)
4. Desenvolvedores: Aqueles que vão transformar as ideias em produtos e serviços
5. Executores: Pessoas que devem cuidar de todos os trâmites para a implementação e execução
6. Facilitadores: São os que aprovam os novos itens de despesas e o investimento necessário à medida que o processo de inovação acontece.
Já sabe qual papel você quer fazer nesse processo? Saia da caixinha!
Parte do texto inspirada do site Administradores.